Descrição dos impactos do PPGA
Repercussão da produção intelectual do NDP no PPGA
Para descrever a repercussão da produção intelectual dos docentes permanentes do PPGA, tomando como base as menções na mídia, recorreu-se àquelas mais conhecidas e acessadas pelos diversos setores da sociedade, como também, àqueles acessados por grupos de interesses específicos, como os profissionais de organizações públicas e privadas e a comunidade acadêmica de forma geral, considerando que os índices Google h-index; i10-index; H-index Scopus e Índice H Spell foram informados no anexo 6.3.
Pode-se evidenciar as citações do google acadêmico, publicações, projetos, visualizações, leituras e citações no Research Gate, como também, as produções, visualizações e tempo médio de publicação no Youtube, e ainda, as curtidas e comentários no Facebook. As informações sobre tais repercussões estão demonstradas no quadro I: Quadro 1- Demonstração da Repercussão no NDP Quanto a disseminação da produção intelectual em redes sociais, principalmente as mais populares, como Instagram, Twitter e LinkedIn, as repercussões estabelecendo uma relação direta da produção com os montantes de leitores pode ser demonstrada de forma geral, considerando que a maioria dos professores permanentes tem perfil no Facebook e Instagran, e dentre esses, alguns, mantém comunicação pelo twiter e linkedin, além de manutenção de blogs e páginas de projetos e de grupos de pesquisa que coordenam, como exemplo, cita-se como exemplo a Jornada Científica CEDSA e o Curso de Gestão de Projetos, ambos online, que tiveram audiência e participação de pessoas e de instituições de diferentes regiões no Brasil e no exterior.
Destaca-se, ainda, que os meios de comunicação da produção intelectual dos docentes permanentes impactam a repercussão e o tipo de mídia delimita o perfil no acesso e uso. Notadamente, quando professores do PPGA vão à programas de televisão para apresentar resultados de pesquisa, fazer análise de cenários e prospecções, entrevistas entre outros, que alcança uma população regional de 1.749 milhão de pessoas. E ainda, mas em menor alcance quando são convidados para audiências públicas no executivo, legislativo ou judiciário, para esclarecer, opinar e sugerir soluções em determinado tema de interesse social local/regional. A mesma análise se aplica aos produtos publicados em periódicos e os livros, que tem audiência especializada, diferentemente da audiência em mídias digitais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, e as participações em lives que populariza o acesso e uso da produção intelectual dos docentes permanentes, PPGA Programa de Pós-graduação em Administração gerando audiência nacional. Conforme consta no planejamento estratégico, objetivos 4 e 5, Impacto do Programa na Sociedade; Geração e Difusão do Conhecimento, estão sendo medidos por indicadores que avaliam a repercussão da produção intelectual do PPGA, devendo ser ampliado para alcançar a outras mídias.
Contribuições do PPGA para o ensino ou pesquisa pedagógica, nos vários níveis de formação.
O PPGA é o único programa acadêmico de Pós-Graduação em Administração no Estado. Cumpre a missão e o papel de principal formador de formadores para a IES. Sendo esse transbordamento uma das contribuições com o ensino e na formação de profissionais de nível superior para o mercado de trabalho. Os egressos do curso estão alocados em IES públicas e privadas, como docentes ou executivos. A integração entre o Pós-Graduação em Administração e os cursos de graduação em administração, ciências contábeis, econômicas, das áreas de humanas, biológicas e exatas, em atividades de pesquisa, como a integração dos programas de IC e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, tendo-se, nos dois programas, a participação de 70% do NDP com orientação média de 2 alunos em projetos de pesquisas, como bolsistas ou voluntários. Bem como, a orientação de estágios docentes na graduação por 100% do NDP.
A aproximação entre a Graduação e Pós-Graduação torna o PPGA uma via acessível para o desenvolvimento de pesquisadores ainda em fase inicial dos conhecimentos em administração e, por consequência, é o laboratório para desenvolvimento de novos docentes para o ensino da administração. Portanto, o PPGA tem se constituído em um ambiente amplo de contribuições para a formação e o ensino da administração. Para isso, utiliza de diferentes estratégias, coma as ações de estágio docente, as aprendizagens e a investigação das práticas em sala de aula, bem como os seminários de integração entre a graduação e a pós-graduação, jornadas científicas, marcante participação de alunos da graduação em pesquisa, entre outras ações para formação de novos docentes e a construção de conhecimentos para ensinar e discutir as alternativas de ensino.
Assim, pode-se afirmar que as principais contribuições do PPGA para o ensino e pesquisa pedagógica se inserem nas atividades de formação de novos mestres de administração, além do desenvolvimento e organização de conhecimentos resultantes de dissertações que discutam e analisem o ensino e a pesquisa na administração. A contribuição com a educação básica está diretamente relacionada com a atuação de egressos no IFRO onde compõem o quadro de docentes de ensino fundamental e médio, essa participação transborda para variadas ações, seja de ensino e pesquisa, tendo registros de excelentes resultados em pesquisas com grupos de alunos, em campus da capital ou no interior do Estado. Além disso, o PPGA contribui com carreiras técnicas e de gestão de egressos nas secretarias de educação do Estado ou do Município contribuindo para melhoria das escolas, com ações que vão desde sua instalação, planejamento, organização visando à eficiência da Administração Pública. Isso remete à percepção da contribuição dos egressos do ensino básico quanto à orientação de conteúdo, atividades de formação pessoal e profissional.
Contribuições do PPGA para o desenvolvimento local, regional ou nacional
O PPGA atua nos ambientes intra e interorganizacionais, com relações adaptadas ao contexto Amazônico e Rondônia, em um estágio de desenvolvimento que apresenta lacunas consideráveis em seus processo, e que oferece uma diversidade de oportunidades de pesquisa, favorecendo estudos aplicados sobre gestão de organizações e o sistema produtivo, exploratórios e descritivos, com possibilidade de criação e adaptação de abordagens teóricas, o que reforça a necessidade de estudos stricto sensu, principalmente quando se constata PPGA Programa de Pós-graduação em Administração que a Região Norte tem o menor número de cientistas de todo o Brasil, sendo marcante a contribuição para o desenvolvimento local e regional, e em alguns estudos, como de cadeias produtivas, políticas públicas, desenvolvimento sustentável, transborda a nível nacional.
Nesse sentido, de forma indireta e direta, as ações desenvolvidas pelo PPGA são capazes de contribuir para o desenvolvimento de Rondônia, da Região Norte e do Brasil. Nem sempre tem sido possível mensurar os impactos externos fazendo uma relação direta com o aumento do PIB, IDH, Índice de Gini, e mesmo com a elevação do nível de bem-estar da população, embora vários produtos gerados no Programa apontem alternativas que possibilitem o desenvolvimento, mas, os impactos internos, como taxa de concluintes, aumento de publicação de artigos, livros e capítulos, e produções técnicas sejam significativos e demonstrem como o PPGA evoluiu desde o seu início em 2006. O PPGA contabiliza números expressivos de produção voltadas para estudos que envolvem a biodiversidade, conservação, recuperação ambiental; diversidade sociocultural, sustentabilidade e socioeconômica, são: 37 dissertações; 69 livros; 150 artigos, sendo 12 em periódicos novo qualis A1 e A2, além de produções em outras áreas e de organizações. Acrescente-se a isso as produções técnicas, como diagnósticos, formulação e avaliação de políticas, mapeamentos e desenhos de processos, em arranjos produtivos locais, esses com impacto direto em comunidades e populações tradicionais, os estudos em cadeias produtivas como a pecuária de corte e leite, piscicultura, café, soja e do agroextrativismo. As contribuições ocorrem com a execução de projetos de pesquisa com fomentos de bancadas e de organismos internacionais, como é o caso da OIT, que possibilitam o acesso aos espaços regionais, territórios delimitados e fronteiriços.
Um exemplo de contribuição do PPGA com o desenvolvimento nacional, é o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com a OIT/MPT, o qual envolve 4 NDP e abrange empresas privadas nacionais e internacionais que utilizam a castanha-da-Amazônia como insumo de produtos, tendo o diagnóstico efetuado pelos pesquisadores do PPGA, como base para as mesas de diálogos voltadas ao melhoramento de toda a cadeia produtiva da castanha-do-Brasil, tendo sempre a mesa um NDP do Programa.
Contribuições do PPGA que caracterizem integração e cooperação com outros PPGs e organizações e/ou instituições setoriais relacionados à área de formação do programa; ações afirmativas ou de extensão; de infraestrutura e de articulação com entidades voltadas para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e/ou cultural do contexto de atuação do programa.
Para caracterizar a integração e a cooperação do PPGA faz-se referência a aprovação de projetos PROCADs/CAPES nos anos de 2008, 2015 e 2018 em parceria como proponente ou associado com os PPGs da UFRGS, UNIFOR, FGV, UEC, UNAMA, como também, projetos casadinhos CNPq com UFRGS em duas edições 2009 e 2011. Tanto nos projetos Procads/Capes e Casadinho/CNPq foi possível, além da aproximação e produção entre pesquisadores brasileiros, como também, com pesquisadores de PPGs da Universidade de Porto em Portugal, Michigan, Universidade da Flórida e Universidades da Bolivianas, na região de fronteira. Em 2020, no âmbito interno da UNIR, o PPGA juntou-se ao PPGG e PGDRA para submeter projeto para a CAPES respondendo a um edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia, envolvendo 8 pesquisadores de cada programa, e em 2021, foi contemplado com um projeto da FAPERO/CAPES sobre bolsas para mestrandos, em conjunto com os PPGs da Psicologia, Letras, Estudos Literários e Educação.
Quanto à integração com organizações e instituições setoriais relacionadas a área de formação do programa, as relações se dão em atividades de ensino, pesquisa e extensão. As IES parceiras recebem os mestres titulados no PPGA os quais continuam mantendo vínculos com participação em projetos de pesquisa, participação em eventos e produções conjuntas. As instituições públicas que mantém parcerias com o PPGA, como a CGE; SEAGRI, SEPOG, SETUR, SEDAM, SEMED, SEMAD em âmbitos Estadual e Municipal, e IBAMA, PPGA Programa de Pós-graduação em Administração ICMBio, SUFRAMA, MMA, MME entre outros, a nível federal, possibilitam o acesso aos espaços de pesquisa e o fornecimento de dados de suas bases, como também, a cessão de infra-estrutura e condições para a efetivação das pesquisas.
As interações com organizações privadas e do terceiro setor ocorrem com a participação em eventos acadêmicos e ações de extensão, tanto recebendo profissionais para proferir palestras ou participar de rodas de conversa com os docentes e discentes, como também, receber docentes em suas estruturadas para ministrar treinamentos e capacitações para melhoria de seus processos. Sobre as entidades voltadas ao desenvolvimento tecnológico, econômico, social, cultural, empresarial e político as aproximações são efetivadas a partir de interesses mútuos entre organizações privadas e o PPGA, como exemplo pode-se citar cooperativas, secretarias de estado e do município.
Informações sobre Melhor Produto Egresso no quadriênio (2017 - 2020) - Anexos 6.4_Informações sobre Melhor Produto Egresso no quadriênio