Síntese da Política de Autoavaliação do PPGA
Estágio de desenvolvimento de políticas e ações de autoavaliação do PPGA.
O PPGA caminhou para uma autoavaliação metodologicamente estruturada compreendida por todos os stakeholders e replicável. Especialmente ao longo dos anos de 2019-2020, trabalhou para melhorar as políticas, assim como os mecanismos que estão descritos nos campos a seguir, como também, a concepção e desenvolvimento do projeto do processo de autoavaliação do PPGA. O projeto de autoavaliação do PPGA foi desenvolvido com o objetivo de sistematizar e consolidar um processo avaliativo contínuo, de forma integrada e participativa, para contribuir com o seu desenvolvimento interno, e que possa prestar contas à sociedade, visando o cumprimento de metas. Para a elaboração do projeto do processo de autoavaliação foi considerada a metodologia participativa, a qual teve como base três dimensões: negociação, flexibilidade e construção coletiva. Sendo a sua execução prevista, a ser organizada em três etapas. No entanto, em 2019 instalou-se a comissão de autoavaliação no PPGA, executando a primeira etapa e em 2020 deu-se início a execução da segunda etapa.
Sistemática de autoavaliação do PPGA (fundamentos, objetivos, foco avaliativo, critérios de avaliação, análise e implantação de medidas de monitoramento e melhoria da qualidade do PPG).
A 1ª etapa, criação da Comissão de Autoavaliação do PPGA, com as seguintes ações:
a) posse dos membros da comissão;
b) elaboração das premissas interna de autoavaliação;
c) elaboração da estrutura avaliativa do PPGA;
d) elaboração dos instrumentos de autoavaliação.
A execução da 2ª etapa, consistiu na realização de ações de mobilização, sensibilização, preparação e divulgação:
(1) divulgação do projeto de autoavaliação e consulta à comunidade acadêmica e de representantes da sociedade (docentes, discentes, técnicos, egressos e parceiros externos públicos e privados);
(2) recebimento e análise das sugestões;
(3) apresentação do projeto de autoavaliação ao colegiado do PPGA, bem como, em seminário de avaliação e planejamento do Programa com participação dos stakeholders;
Para cumprir com a terceira etapa, foram encaminhados os instrumentos aos stakeholders, pelo google forms, para a coleta e análise dos dados: a) aplicação dos questionários de autoavaliação; b) consolidação, análise e discussão dos resultados; c) identificação das potencialidades e fragilidades do processo avaliativo; d) relatório preliminar inserido no coleta e encaminhado à Pró-Reitoria. A etapa seguinte, considera a elaboração do relatório conclusivo, para divulgação e discussão com a comunidade acadêmica; e replanejamento das atividades para a continuidade do processo de autoavaliação.
A autoavaliação do PPGA fundamenta-se na busca pela melhoria contínua das atividades de docência, pesquisa e extensão dos professores credenciais e na formação dos discentes, bem como na ampliação do impacto que ela causa na sociedade. O objetivo é desenvolver, monitorar e refletir acerca das práticas adotadas sob a perspectiva da Amazônia Ocidental. Com base nas informações obtidas por meio de indicadores, reuniões periódicas são convocadas para discussão dos resultados a partir de metas estabelecidas.
Política de acompanhamento da formação e produção intelectual (bibliográfica, técnica, tecnológica e/ou artística).
A política de autoavaliação de acompanhamento da formação e produção, fundamenta-se na necessidade de uma formação mínima básica inicial, em especial em nível de mestrado, para que o pós-graduando adquira conhecimento suficiente antes de se colocar na produção intelectual com finalidades de publicação, pelo menos no primeiro semestre. Nessa política, entende-se a importância dos grupos de pesquisa para que a experiência adquirida extrapole os limites da sala de aula. PPGA Programa de Pós-graduação em Administração Quanto aos egressos, os orientadores são o elo mais forte da relação com o Programa. Assim o monitoramento da produção intelectual do egresso é primeiramente, função do ex-orientador, o qual contacta o egresso anualmente solicitando as informações de produção científica, bem como demais solicitações de acompanhamento de egressos, bem como o acompanhamento da produção pela secretaria.
Mecanismos de envolvimento de públicos internos (p. ex. técnicos, docentes, discentes, egressos entre outros)
Os mecanismos com vistas a autoavaliação de envolvimento de público interno, destaca-se: - participação de técnicos, discentes e egressos no Colegiado do PPGA: representação qualificada em processos avaliativos e tomada de decisões mais importantes deste PPGA, bem como dá voz às demandas vindas dos discentes; - participação em Grupos de Pesquisa: Os líderes de grupos de pesquisa devem deixar clara a vocação dos grupos e como se alinham aos eixos temáticos e linhas de pesquisa, informando qual linha de pesquisa atende sua grande parte.
Mecanismos de envolvimento de públicos externos (p. ex. organizações parceiras, entre outros)
Os mecanismos de envolvimento de públicos externos no processo de autoavaliação ocorrem por múltiplos meios, desde responder a um questionário sobre a performance geral do Programa, incluindo a contribuição e os impactos que causam na sociedade, participação de representantes em reunião, oficinas e seminários de avaliação e planejamento do Programa. As visitas aos parceiros externos possibilitam uma interação produtiva, ocasião em que pode-se ouvir as sugestões e receber feedbacks quanto ao retorno de investimentos em pesquisas e de colaboradores titulados pelo programa. O indicador “satisfação das organizações e instituições parceiras” demonstra o % de satisfação das organizações parceiras, instituições, entre outros, anualmente por meio de pesquisa estruturada. Considera-se também, o relatório quadrienal como um mecanismo de avaliação externa, assim como o relatório do seminário de meio termo, os quais foram centrais para o redirecionamento de processos no PPGA, possibilitando a prática de Planejamento Estratégico, a instituição da autoavaliação e as melhorias das qualidades dos produtos e produções do Programa.
Relação entre a autoavaliação e o planejamento estratégico do PPGA a curto, médio e longo prazos
O processo de autoavaliação guarda estreita relação com o planejamento estratégico do PPGA, no curto, médio e longo prazos, são os resultados obtidos com os instrumentos e mecanismos de autoavaliação adotados que possibilitaram, de forma expressiva, a definição dos direcionadores e objetivos estratégicos do PPGA, entre os quais destaca o objetivo 6. Acompanhamento do PPGA, que se compõe de indicadores como: contemporaneidade das disciplinas do programa; aderência das dissertações geradas à área e linhas e índices de satisfação.
Articulação com o plano de desenvolvimento da pós-graduação da IES
O PDI aprovado para o período entre 2019 e 2024, há duas grandes metas no que tange a política de pósgraduação:
(1) “efetivar a articulação entre graduação e pós-graduação, por meio de fomento e estímulo das atividades de pesquisa e extensão”; e
(2) “Consolidar e expandir programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Em face ao exigido este PPGA tem buscado: - estimular a participação de graduandos dos cursos do departamento de origem dos docentes nas pesquisas em nível de pós-graduação via projetos de Iniciação Científica; PPGA Programa de Pós-graduação em Administração - desenvolver projetos de extensão que estejam alinhados com as pesquisas de pós-graduação na qual os graduandos possam praticar Quanto a consolidação dos cursos de pós-graduação, a Pró-Reitoria conduz uma força-tarefa para discutir os rumos da pós-graduação da IFES, na qual a coordenação do PPGA participa, favorecendo a discussão sobre os resultados da autoavaliação em relação ao previsto no PDI de forma a alinhar soluções para melhoria da qualidade do Programa em relação às suas metas e as do PDI.
Mecanismos de escuta e de comunicação efetivamente utilizados para indicação de críticas, sugestões e aperfeiçoamento do programa ou curso
O Programa vem desenvolvendo mecanismos para aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do curso. A ouvidoria e a comissão permanente de avaliação da UNIR são canais que escutam e repassam as questões relativas ao PPGA, quando a comunicação, a Assessoria de Comunicação da Reitoria e os sítios da UNIR, do PPGA e do NUCSA para divulgar matérias do Programa. Temos utilizado com significativo alcance a vários públicos as redes sociais, como o Facebook, Youtube, Instagram e grupos de WhatsApp. Desde 2018, adotamos reuniões de feedbacks individuais, com conversas diretas com os docentes sobre o resultado da avaliação dos discentes, o desempenho nas atividades de ensino e pesquisas realizadas semestralmente.
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