O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGA/UNIR) torna pública a defesa de dissertação de mestrado em Administração do mestrando ARTUR VIRGÍLIO SIMPSON MARTINS, cujo título, palavras-chave e resumo são, respectivamente:
- "PRÁTICAS GERENCIAS FRENTE ÀS AVALIAÇÕES DE CONSUMIDORES DE SERVIÇOS HOTELEIROS NO TRIPADVISOR"
- Práticas. Gerenciais. Mídias. Sociais. TripAdvisor.
- As mídias sociais alteraram a forma dos consumidores buscarem e trocarem informações implicando mudanças gerenciais para as empresas turísticas, incluindo os hotéis. Em consonância com o fluxo mercado, os hotéis se fazem presentes em diversas mídias sociais, a fim de divulgar seus serviços e estarem mais próximos de seus clientes. No campo de estudo da estratégia empresarial, a utilização das mídias sociais como uma ferramenta para obtenção de vantagem competitiva é um fazer de extrema importância. Esta pesquisa buscou resposta para a seguinte questão: qual a relação entre as práticas de gerenciamento derivadas das avaliações de mídias sociais, em particular a TripAdvisor, e o desempenho dos serviços hoteleiros? Para essa questão, foi proposto, como objetivo principal da pesquisa, avaliar a influência das avaliações na mídia social TripAdvisor nas práticas gerenciais dos gestores de hotéis. Para alcançar os objetivos, o estudo foi desenvolvido em duas partes: na primeira, aplicou-se um questionário estruturado junto aos gestores de sete hotéis de Porto Velho-RO; na segunda, realizou-se uma categorização das avaliações dos usuários. Destaca-se que os hotéis selecionados na pesquisa são os que possuíam mais de 100 avaliações no site TripAdvisor. A pesquisa tem natureza de métodos mistos, fundamentalmente qualitativa, e a técnica de análise dos dados utilizada foi a análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram entender quais são as práticas de gerenciamento de mídias sociais mais utilizadas nos meios de hospedagem nos hotéis pesquisados. Destaque para as práticas “monitoramento dos comentários on-line”, “à comunicação das informações extraídas nas mídias sociais” e à “promoção dos serviços através das mídias sociais”. Por fim, conclui-se que existe uma influência positiva das avaliações dos usuários no desempenho dos meios de hospedagem nas ações gerenciais dos gestores do setor hoteleiro.
A banca examinadora será composta pelos professores Dr. TOMAS DANIEL MENENDEZ RODRIGUEZ (Orientador), Dr. OSMAR SIENA (Examinador interno) e Dr. SÉRGIO CASTRO GOMES (Examinador externo). A defesa ocorrerá no dia 28 de agosto de 2019, às 08:30h, no Auditório Prof. Claudimir Catiari, localizado no prédio do NUCSA, campus UNIR Porto Velho.